sábado, 2 de abril de 2011

Ah, Varsóvia... parte 4! Final!

Parece incrível que um único dia em um só lugar tenha rendido tantos posts! Sinto como se tivesse passado uma semana em Varsóvia! 

Enquanto se caminha pelas ruas dessa cidade, é possível ver resquícios da história do lugar. Mesmo que ele tenha sido totalmente reconstruído, o povo do lugar faz um esforço para manter a memória viva. Um dos eventos mais marcantes da história do lugar foi a Revolta de Varsóvia, em 1944. De acordo com o meu guia sobre a cidade, esse foi um dos eventos mais sangrentos da história do país, em que os poloneses se revoltaram contra os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial (já viram que meu interesse aumentou consideravelmente quando soube disso, não é?). Essa Revolta iniciou em 1º de agosto de 1944 e durou 63 dias com luta heroica contra as forças alemãs. É possível ver inscrições, monumentos, prédios que lembram esse passado não tão distante.

Um dos memoriais importantes é o que lembra os Pequenos Insurgentes, que vocês viram aqui


O monumento a seguir é o principal memorial erigido por causa da Revolta de Varsóvia. Conta-se que as forças alemãs eram muito mais poderosas que as polonesas, e a luta foi desigual: mais de 200.000 poloneses morreram durante as batalhas. Após o sacrifício feito na Segunda Guerra Mundial, os sobreviventes tiveram que lutar contra os políticos e burocratas comunistas para que esse monumento fosse construído, em 1989.

Aqui você encontra a música "Uprising", da Banda Polonesa Sabaton, que fala da Revolta de Varsóvia de 1944. O clipe tenta representar os acontecimentos da época. Vale a pena vê-lo!


Abaixo, mais algumas fotos dos monumentos que encontrei em Varsóvia.








Perto do momumento estão colunas com nomes dos que lutaram na Revolta



As duas fotos a seguir são do Palácio Krasinskich, ou Palácio da República, que fica bem em frente ao monumento da Revolta. Foi construído entre 1677 e 1682 e há muitos traços de estilo barroco na arquitetura. Hoje, parte do local abriga a Biblioteca Nacional: 



O prédio lindo abaixo é o Museu de Arqueologia:







Para quem se cansou de ler tanto sobre a Polônia, aviso que este foi o último post sobre Varsóvia. De volta à vida "normal" em Budapeste!

Nenhum comentário:

Postar um comentário