Parece incrível que um único dia em um só lugar tenha rendido tantos posts! Sinto como se tivesse passado uma semana em Varsóvia!
Enquanto se caminha pelas ruas dessa cidade, é possível ver resquícios da história do lugar. Mesmo que ele tenha sido totalmente reconstruído, o povo do lugar faz um esforço para manter a memória viva. Um dos eventos mais marcantes da história do lugar foi a Revolta de Varsóvia, em 1944. De acordo com o meu guia sobre a cidade, esse foi um dos eventos mais sangrentos da história do país, em que os poloneses se revoltaram contra os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial (já viram que meu interesse aumentou consideravelmente quando soube disso, não é?). Essa Revolta iniciou em 1º de agosto de 1944 e durou 63 dias com luta heroica contra as forças alemãs. É possível ver inscrições, monumentos, prédios que lembram esse passado não tão distante.
Um dos memoriais importantes é o que lembra os Pequenos Insurgentes, que vocês viram aqui.
O monumento a seguir é o principal memorial erigido por causa da Revolta de Varsóvia. Conta-se que as forças alemãs eram muito mais poderosas que as polonesas, e a luta foi desigual: mais de 200.000 poloneses morreram durante as batalhas. Após o sacrifício feito na Segunda Guerra Mundial, os sobreviventes tiveram que lutar contra os políticos e burocratas comunistas para que esse monumento fosse construído, em 1989.
Aqui você encontra a música "Uprising", da Banda Polonesa Sabaton, que fala da Revolta de Varsóvia de 1944. O clipe tenta representar os acontecimentos da época. Vale a pena vê-lo!
Abaixo, mais algumas fotos dos monumentos que encontrei em Varsóvia.
| Perto do momumento estão colunas com nomes dos que lutaram na Revolta |
As duas fotos a seguir são do Palácio Krasinskich, ou Palácio da República, que fica bem em frente ao monumento da Revolta. Foi construído entre 1677 e 1682 e há muitos traços de estilo barroco na arquitetura. Hoje, parte do local abriga a Biblioteca Nacional:
O prédio lindo abaixo é o Museu de Arqueologia:
Para quem se cansou de ler tanto sobre a Polônia, aviso que este foi o último post sobre Varsóvia. De volta à vida "normal" em Budapeste!
Nenhum comentário:
Postar um comentário